cover
Tocando Agora:

O QUE VOCÊ VAI FAZER?

PROJETO ARTÍSTICO CULTURAL ONDAS VERDES – LEI 14.017/2020 – LEI ALDIR BLANC “POETA MIRIM E JORNALISTA MIRIM”.

O QUE VOCÊ VAI FAZER?
O QUE VOCÊ VAI FAZER? (Foto: Reprodução)

Poluição do ar, desmatamento, extinção das espécies e superpopulação são ameaças.


Poluição do ar: suas causas são principalmente a queima de combustíveis fósseis para a produção industrial e a geração de energia por usinas. O monóxido de carbono (CO) é um dos maiores poluentes da atmosfera, junto com o dióxido de nitrogênio (NO2) e o dióxido de enxofre (SO2), entre outros.

A produção industrial é muito importante para produzir alimentos para a nossa população, mas suas consequências são muito graves e acabam atrapalhando o mundo em que vivemos.

Lindo com sua beleza natural, flores, árvores e animais, o planeta vem sendo destruído e tudo isto está acabando. Sempre em busca de dinheiro, o ser humano tem desmatado quilômetros e quilômetros de vegetação em busca da madeira. Queimadas ilegais se expandem onde não deveriam. Mineração e garimpo são atitudes desordenadas pela matéria-prima que a natureza fornece. Com essas ações, acompanha-se a extinção das espécies, muitos animais morrem asfixiados e queimados. A busca incessante por pele, carne, dentes e penas faz com que sejam caçados e muitas vezes mortos, levando embora machos, fêmeas e a espécie inteira. Maltratados e sofridos, os animais são cada vez mais explorados. O ser humano não sabe o que é limite!

A superpopulação é uma exagerada quantidade de pessoas que habitam determinado local, consumindo uma exagerada quantidade de alimentos e usando uma enorme quantidade de objetos (plásticos) que demoram mais de duzentos anos, trezentos anos para se decompor. Para onde vai tudo isso? A resposta é: não vai. Fica tudo no planeta, às vezes você não vê, pois está no fundo do mar, atrapalhando a vida da humilde tartaruga, ou está no estômago de um animal qualquer que vai morrer, pois comeu o que não devia. E assim o lixo vai se acumulando pelo mundo inteiro, dentro de rios e elementos naturais, atrapalhando a vida até do próprio ser humano.

Espero ter te preocupado com a situação. E vamos tentar mudar! Recicle, reutilize, evite e cuide do nosso planeta.

Clara Vitória Macedo Carneiro.
Clara Vitória Macedo Carneiro é aluna do 9º ano C, na Escola E. E. F. Floriano Peixoto.


Comentários (0)