cover
Tocando Agora:

O COMPORTAMENTO ESCOLAR.

PROJETO ARTÍSTICO CULTURAL ONDAS VERDES – LEI 14.017/2020 – LEI ALDIR BLANC “POETA MIRIM E JORNALISTA MIRIM”.

O COMPORTAMENTO ESCOLAR.
O COMPORTAMENTO ESCOLAR. (Foto: Reprodução)

Um grande desafio envolve a todos: escola, pais e alunos.


Atualmente, um dos maiores desafios das escolas é lidar com o comportamento dos alunos. Há uma grande diferença entre os alunos de ontem (antigamente) e hoje, na questão comportamental. O retorno à sala de aula tende a ser desmotivador. Grande parte dos alunos quer apenas rever os amigos, mas ouvir o professor nem sempre está entre suas escolhas. Tal atitude causa desmotivação para os professores, ao identificar neles a falta de interesse pelos estudos.

O mau aluno em sala de aula é o que mais perturba o andamento da aula, prejudicando a aprendizagem - não só a própria como a dos outros colegas. A bagunça é contagiante, existindo um vínculo entre os enturmados que favorece a ideia: o que um faz, todos fazem. O mau aluno não consegue ficar parado e atento às aulas, por ser muito agitado, disperso e desinteressado; não aceitando as regras, querendo impor seu modo de ser às pessoas, sentindo-se suficientemente forte para enfrentar professores ou qualquer outra autoridade docente. Não tem interesse em estudar e passa a fazer de tudo para atrapalhar o professor.

Todo aluno quer primeiro se enturmar e, já na turma, quer se sobressair, seja no que for, inclusive na bagunça, querendo ser notado e valorizado de qualquer maneira, mesmo que seja fazendo bagunça. Por mais que o aluno se esforce em sala de aula, é preciso envolver os pais ou responsáveis para tomar medidas que gerem soluções para o problema comportamental.

As escolas têm evoluído e se modificado ao longo do tempo. Os professores não permitiam conversas e, a qualquer falha do aluno, usavam-se métodos corretivos. Havia grande respeito pelo professor, por isso os alunos geralmente não perguntavam nem questionavam suas ordens ou ensinamentos. Ao passar do tempo, a escola foi se modificando e hoje é um lugar de convivência e de produção de conhecimento, mas com mais indisciplina e falta de respeito ao professor.

Uma das formas de a escola conseguir lidar com o mau comportamento de um aluno é estabelecendo regras, construindo um ambiente democrático para o aprendizado, permanecendo sempre atento ao comportamento do aluno, sabendo lidar com os maus comportamentos em sala de aula, assumindo uma posição adequada que transmita confiança e autoridade aos alunos, reforçando positivamente o bom comportamento e estabelecendo uma boa comunicação com pais, responsáveis e o aluno.

Um ponto importante é a escola avaliar a frequência que esses comportamentos acontecem e quais comportamentos são esses. A família, a escola e o aluno precisam estar juntos, em sintonia e com uma boa comunicação, uma comunicação que irá promover a todos uma necessidade de mudança, de atitude. Uma conversa gera diálogo, o diálogo gera comunicação e a comunicação permite que o aluno se expresse, fale dos sentimentos.

Entretanto, o bom comportamento em sala de aula é também imprescindível, não só para obterem bons resultados, mas também uma excelente oportunidade de aprendizagem para desenvolverem valores sociais importantes, tais como o respeito, a responsabilidade e a amizade.

Leticia Hames Brandt.
Letícia Hames Brandt é aluna do 8º ano A, da Escola E. E. F. Floriano Peixoto.

Comentários (0)